Pesquisadores

Dr. Antonio Sergio da Costa Nunes (FAFIL-UFPA)  Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1989), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1980), mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é adjunto nível 4 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem e Filosofia Ecológica a partir da Teoria dos Sistemas Complexos, Filosofia Moderna e Contemporânea atuando principalmente nos seguintes temas: certum, mente primigênia, filologia, filosofia ecológica e linguagem mítica. Com pós-doutorado em Filosofia Ecológica realizado na UNESP de Marília-SP sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Eunice Quilici Gonzalez. 

Dr. Luís Eduardo Ramos de Souza (FAFIL- UFPA) Doutorado em Filosofia – Universidade Federal de Minas Gerais (2007); Mestrado em Filosofia – Universidade Federal de Minas Gerais (2001); Graduação em Filosofia – Universidade Federal do Pará (1992); Graduação em Matemática – Universidade Federal do Pará (1986).

Dr. Maria de Nazare Oliveira Imbiriba Mitschein Doutor (1980) e Mestre (1978) em Direito pela Universidade de São Paulo, concentração Direito Internacional Público. Desde 2015 é Membro do Comitê de Coordenadores de Áreas Estratégicas do Programa Interdisciplinar TRÓPICO EM MOVIMENTO da Universidade Federal do Pará, coordenando a Área de Cooperação Internacional. Professora Aposentada da Universidade Federal do Pará, foi também Professora Visitante da Universidade do Estado do Pará, Brasil, e Assessor Superior do Governo do Pará junto à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Exerceu cargo equivalente ao de Secretário de Estado do Governo do Pará, de 2007 a 2009, implantando a Coordenadoria de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável – CIDS. Consultora da UNESCO no Brasil em Projeto de Implantação da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB. Foi também Secretária Geral do Consórcio Regional Bolsa Amazônia, envolvendo cooperação entre 8 países amazônicos e consultora para implantação do Núcleo Internacional de Integração Amazônica, na nova Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA. Foi Secretária Executiva do FALA – Fórum de Autoridades Locais da Amazônia e Primeira Secretária Executiva da UNAMAZ – Associação de Universidades Amazônicas. Experiência em Cooperação Internacional e Pan-amazônica, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Foi Coordenadora de Cooperação do Núcleo de Ação Para o Desenvolvimento Sustentável. Foi Bolsista da Hague Academy of International Law. Presidente do Programa Amazon Paper. Trabalhos Publicados em Cooperação Internacional e Desenvolvimento Sustentável. Ganhou Prêmios Internacionais e Nacionais. Coordenou Projetos Internacionais de Pesquisa e Desenvolvimento.

Me. Verônica de Araújo Capelo (FAFIL-UFPA) Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (1972) e mestrado em Educacão pela Fundação Getúlio Vargas (1983). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia da Cultura .

Me. Joao Batista Moreira Filho (FAFIL- UFPA) Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Pará. Graduado e Mestre em Filosofia, tem experiência em Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: mito, filosofia da linguagem, filosofia da arte, filosofia da religião, filosofia da cultura e lógica.